segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Solte o John Travolta que há em você !


No colégio estava sempre participando de apresentações de dança, apesar da extrema timidez que me era peculiar, sempre gostei de me apresentar na Escola através da dança ou do teatro.
Sempre achei que tinha uma veia artística, mas que foi durante muito tempo sufocada pela falta de incentivo, pela timidez ou por outra coisa que não me lembro agora.
Apesar de adorar o teatro, minha verdadeira paixão sempre foi a dança, desde que me conheço por gente gosto do movimento e de música e se junta os dois então sai de baixo que essa é a minha praia !!!
Fiz aula de jazz por uns 2 anos quando era uma pré-adolescente, amava aquilo tudo....o cheiro da madeira do palco, as roupas coloridas, os collants, as polainas, as meias-calças,a sapatilha,  a agitação, as coreografias...enfim tudo me encantava.
Por alguns minutos eu não era eu mesma...
Engraçado que nunca quis fazer ballet, nunca quis ser bailarina, e sim dançarina, não tinha vocação para o ballet clássico e sim para a dança mais contemporânea, mais povão mesmo...rsrsrs.
Lembro de uma apresentação no clube do qual era sócia (Clube Atlético Piracicabano) em que dançamos duas músicas: a música do filme Carruagens de Fogo (com laterna nas mãos fazendo dança com as luzes no escuro) e Far From Over do filme Embalos de Sábado a Noite Continuam, com um final tão fantástico quanto à música.
Pena eu não ter nenhuma foto daquele dia tão especial pra mim.
Eu usava um collant amarelo, que honestamente não combinava com o tom da minha pele, mas que no alto dos meus 11 ou 12 anos, não era algo com que eu me preocupasse.
Adorava ir àquelas aulas, coreografar a música do filme Flashdance, e por alguns minutos ser a Alex, personagem do filme. Claro que não dávamos aqueles pulos e saltos, pois nem a atriz Jennifer Beals deu, usou uma dublê com uma peruca horrível, mas naquela época nem nos atentávamos à isso, para a gente era tudo mágico...
Ainda no colégio adora os concursos de dança que eram promovidos, apesar de nunca ter ganhado nenhum, mas o importante era participar, não é mesmo ?!
O legal disso tudo era montar o grupo com as meninas que iam dançar, escolher a música, combinar os ensaios, montar a coreografia, e ensaiar os passos até ver a música totalmente pronta.
Meu Deus, éramos artistas e nem nos davámos conta disso !!!!
Bad Boy (Gloria Stefan & Miami Sound Machine), Vaca Profana (Gal Costa), muitas inspiradas pelas trilhas sonoras das novelas globais da época.
Quando um pouco mais crescida, deixei o jazz, e passei a fazer aulas de aeróbica (nossa bem anos 90 isso !!).
Lembro-me de ter ido ao Shopping recém-inaugurado na cidade para ver uma apresentação do então famoso (antes de virar astro pornô) Matheus Carrieri, que para quem não se lembra era um ator que ficou famoso por ser garoto-propaganda na época da Aeróbica.


Fiquei um tempo nessas aulas que eu gostava porque eram coreografadas, e eu sempre adorei esse tipo de exercício, afinal exercitava a memória também e a criatividade. Um passo tinha que encaixar no outro harmoniosamente e ficar lindo !! kkk
Ok, as roupas eram ridículas, collants de cores cítricas fio dental por cima de calças de lycra preta, que época triste para a moda...kkkkkk
Depois de adulta passei muito tempo sem dançar em escolas de dança ou em qualquer lugar, mas há alguns anos atrás redescobri o prazer da dança, pricipalmente nas baladas embaladas pelas músicas dos anos 70, 80 e 90...como é bom extravasar e soltar a franga ao som de Gloria Gaynor e seu sempre hino I will survive ou cantar a plenos pulmões It's raining men na voz das Weather Girls, ou melhor ainda: fazer de conta que você é  a Dancing Queen do pedaço !!!!
E se tiver um uma bando de amigas loucas como você e ainda por cima super alto astral, aí a noite tá feita !!!!
Pra quem nunca tentou é bom demais....mesmo que você não saiba dançar...deixa a música te levar...
Mas não foi os flashnights que eu descobri não....comecei a fazer Dança de Salão e me apaixonei novamente pela dança.
Forró, Bolero, Samba de Gafieira, Samba Rock....não tem coisa mais deliciosa na vida do que dançar isso !!!!!
Ia sozinha mesmo, enfrentei minha timidez só pra fazer algo que eu realmente tenho paixão, amo mesmo, além é claro de ser uma ótima atividade física, queimar muitas calorias, se divertir e conhecer gente bacana !!
Minha maior alegria foi dançar uma música interinha no forró com um professor de dança e me sair muito bem. Fiquei orgulhosa de mim mesma !!!
Infelizmente tive que parar de fazer minhas aulas, mas pretendo voltar logo logo.
Você quer me ver com um sorrisão de orelha à orelha ? Me convida pra sair pra dançar...é garantia de uma Márcia feliz da vida na certa !!!
M.J.C.

O post tá recheadinho de músicas, mas aqui vai a música que me inspirou a começar a dançar hoje lavado roupa e que me lembrou que tô morrendo de vontade de sair pra dançar !!!!!!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Pitucão

 Foi no dia 16 de dezembro de 1998, uma sexta-feira final de expediente, esperando minha carona pra ir embora pra casa, que eu te encontrei.
Assustado dentro de uma garagem de uma casa abandonada, esperando aquele cachorro nada amigável ir embora e deixar você seguir seu caminho em paz.
Tão pequenino e indefeso e já enfrentando um perigo tão grande...até que eu cruzei seu caminho e você o  meu e assim mudamos a história de nossas vidas e de mais algumas.
Quando Dona Nilza (minha mãe) chegou pra me pegar, você já estava no meu colo, são e salvo e à caminho da sua nova casa. Claro que ao entrar no carro tentei tocar o coração de minha mãe para que você não tivesse um destino um pouco melhor, afinal deixar um bichinho na rua daquele jeito era muita crueldade não ?!!
Mesmo assim a promessa de te levar embora no dia seguinte tinha sido feita, mas tal qual aquelas promessas que a gente faz com os dedos cruzados nas costas, não cumprimos até hoje.
Aquele 16 de dezembro, não por acaso era aniversário da minha irmã mais nova, a qual viraria sua "mãe" e assim surgiu minha brilhante idéia de chegar em casa e te dar de "presente de aniversário" à ela !! Idéia de gênio !!!
Minha idéia não agradou muito minha mãe, mas minha irmã (sua mãe) ficou radiante com aquela pequena e fofa bola de pêlos cinzenta e mais do que depressa tratou de cuidar de você.
Quanta alegria você trouxe à ela, à Dona Nilza e à todos que puderam conviver com você !!
Era o gato mais conhecido da vizinhança...aquele que desfilava elegância ao atravessar a rua, que entrava na casa das vizinhas pra ganhar um carinho, uma comidinha, e espalhar sua alegria.
Você foi o gato mais tranquilo que eu conheci na minha vida...o mundo acabando do seu lado e você lá naquela paz infinita, tipo "Tô nem aí para vocês humanos estúpidos !"
Tantos gatos vieram e foram e você lá, elegante fazendo de conta que nem era com você, afinal era o rei do pedaço, o dono do lugar.
E como era lindo esse gato...macho, grande, pelagem longa e macia, andar elegante, pisando de leve.
Gostava de brincar com linhas, e a gente podia passar horas brincando...como era bom te ver.
Bolinhas de papel não eram pra você, afinal como bom gato (e macho) a preguiça era uma qualidade, e a bolinha dava muito trabalho, tinha que correr atras dela, "que brincadeira mais chata", pensava você.
O sossego era tanto que quantas vezes tínhamos que te tirar de cima do carro já na rua porque você nem se abalava de sair e correr o risco de fazer um passeio ao ar livre (o que aconteceu umas duas ou três vezes).
Vou sentir falta de ver seus olhos sendo iluminados pelo farol do carro quando chegava em casa, ou quando de manhã passava por lá, você estava a se espreguiçar, tomando um solzinho matinal e rolando na calçada esperando um carinho na barriga e uma conversa pra te elogiar e te chamar de Pitucão.
Ahhh, como vou sentir falta de "conversar" com você.
Tudo bem que só eu falava e você nem me respondia, afinal ouvir um miado seu era a coisa mais difícil do mundo...um gato que não sabia miar !!! Só miava em último caso...comida é claro !!
Como qualquer outro gato, não gostava de tomar banho, mas fora isso era um gato diferente: não miava, quase não mordia (só quando a gente assoprava e você queria morder meu nariz...rs), adorava um carinho na barriga, não tinha medo de gente ou de cachorro (só quando era filhote..rs), deixava todo mundo passar a mão nos seus pelos e gostava dos gatos que sua "mãe" arrumava pra te fazer companhia.
Pituco, Pitucão, Tchutchuco, Pitoco, Neném, Tutu...a gente inventava mil nomes pra te chamar, mas o oficial era Pituco, o irmão da Pituca.
Quem tem/teve um bichinho como parte da família, convivendo com os seus, sabe o quanto é difícil aceitar quando eles nos deixam ou que algo de mal os aconteça, porque eles não são apenas "animais" ou "bichos" eles são parte da família, parte da gente.
Eles sentem quando estamos tristes, nos alegram quando nada mais consegue isso, nos ajudam a sermos pessoas melhores, contribuem para a nossa evolução.
E quando a jornada com eles se finda, fica um vazio, uma dor, e as boas lembranças.
A sua partida foi muito triste, mas mais importante foi sua jornada conosco foi como tinha que ser: alegre, leve, cheia de mimos e muito amor !!!
Foi no dia 1º de outubro de 2011 que a sua jornada teve que ser finalizada com a gente, porque não era mais possível vê-lo sofrendo e agonizando daquele jeito...como é difícil tomar essa decisão, mas não era justo com você...
Fica em Paz Pituco...nós o amamos muito.


Texto escrito no dia 01/10/2011.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Filho de Peixa, peixinho é !



Meu filhote fez 11 anos neste sábado dia 15 de outubro.
Eu tinha que fazer um post para ele, mesmo atrasado, afinal é a minha parte mais bonita !!
Como eu costumo dizer para quem não o conhece, o Gabriel é uma figura !!
Claro que toda mãe vai achar a sua cria a mais bonita, a mais inteligente, a mais amorosa, a mais mais de tudo.
Mas no meu caso, pode ter certeza que sou totalmente imparcial (cof cof cof) e falo que ele é tudo isso e muito mais, mas não porque ele é meu filho, mas porque ele é tudo isso mesmo...rsrsrs (mãe coruja passou longe né).

Conhece alguma criança que gosta de estudar História em pleno sábado numa sorveteria ??
Conhece alguma criança que decora todas as falas de um filme aos 3 anos de idade ?
Conhece alguma criança que pedia pra comer brócolis e não gosta de refrigerante ?
Meu filho !!


Pra você meu amor, que passa o tempo inventando mil estórias mirabolantes, que vive no mundo da lua com seus heróis interestelares, guitarristas cabeludos, naves espaciais, vilões intergalácticos, personagens da mitologia grega, piratas, bruxinhos simpáticos, astronautas e cowboys...Parte dessa imaginação fértil é culpa minha, confesso, nutrindo seu gosto pela leitura, incentivando sua curiosidade pela história, alimentando sua paixão pela sétima arte.
Afinal não foi à toa que você virou fã de Luke Skywalker, Darth Vader e cia, ou que um dia quis ser como o Indiana Jones, e quer ser guitarrista e montar uma banda de rock!!
Filho de peixa..peixinho é, oras !!!
Tenho  muito orgulho da criança (pré-adolescente !! oh my God !!) que você é e do Homem que você se tornará.
Te amo muito !!!

Nossas brincadeiras:
Bom dia Dona Maria, Bom com alegria !!!
Vamos brincar de massinha no forno, enroladinho na toalha ?
Vamos brincar de formiguinha andando no pescoço ?
Um beijo no seu lugarzinho secreto (coisa da Vó Nilza !!)























sábado, 15 de outubro de 2011

Desculpa aí

Então tá...
Tem dias que a gente acorda com uma sensação de não-sei-o-que...o dia parece que vai ser aquela confusão, tudo pra resolver ao mesmo tempo...e se tem uma coisa que me deixa frustrada é não terminar algo que começo.
é mais não dá pra sentar e chorar porque ninguém vai esperar você enxugar suas lágrimas para resolver descascar o abacaxi que deixaram em cima da sua mesa até o final do expediente.
às vezes tenho a sensação que estou sendo engolida viva pela minha rotina: trabalho, casa, filho, namorado, família, amigos (ou a falta deles)... tanta coisa...
Tô me estranhando esses dias...sempre fui uma esquecida de carteirinha, desde que me conheço por gente, mas ultimamente isso tem piorado. Para mim isso é a "morte".
Algo que tenho tentado melhorar com o tempo e de uma hora pra outra começa a degringolar...que raiva !!
Hoje foi um dia daqueles....o alarme do celular não sei porque resolveu não funcionar...perdi hora, e como estava aquele tempo preciso para dormir (chuvinha boa)...ah não deu outra !!
Apesar da chuva intensa que caiu nesta cidade abençoada, a sensação de abafamento e calor era tão intensa quanto...o que para uma pessoa calorenta como eu é uó.
Aqui um parentese para aquelas pessoas que não sentem calor de jeito nenhum: existem pessoas sim que são calorentas, ainda mais se tem uma camada extra de gordurinhas para auxiliar no aquecimento corporal, portanto preciso de ar, de ventilador e de ar condicionado !!! Pelamor !!!
Apesar de ter começado o dia no susto, devido ao meu pequeno contratempo com o tempo, tudo acabou bem e o dia foi bem proveitoso !!
Esse texto tá uma confusão danada....comecei falando de uma coisa e terminei com outra nada a ver...mas às vezes é preciso bagunçar pra depois arrumar não é ?!
Espero que sim...não que a minha vida esteja uma confusão...mas é a minha sensação ou percepção que está desalinhada (como o povo tá usando essa palavra hoje em dia !!) e eu preciso urgentemente me alinhar, me organizar, ser mais cuidadosa com as pessoas e deixar de me culpar tanto...afinal sou filha de Deus e portanto nada perfeita.
Desculpa aí então...foi mal.

Acabei de ver esse vídeo no Facebook e adorei a interpretação da garotinha